Caminho - Pgina inicial / Ensino / Cursos / Licenciaturas / Engenharia Mecatrónica

Engenharia Mecatrónica

Código: 24
Grau: Licenciatura
Total de Horas: 1717
Duração: 5 anos

Apresentação

A licenciatura em Engenharia Mecatrónica desenvolve-se em 5 anos lectivos, divididos em 10 semestres. A licenciatura é concedida ao estudante que conclui com aproveitamento os 5 anos do curso e a que corresponde o título profissional de Engenheiro.

Provas Específicas

Objectivos

A Engenharia Mecatrónica é uma área estratégica no desenvolvimento tecnológico das sociedades, tanto mais que é o domínio por excelência da indústria automóvel mundial. A licenciatura em Engenharia Mecatrónica tem por objectivo principal formar engenheiros habilitados a exercer a sua actividade com rigor científico e actualidade tecnológica, adequados à realidade do País. Está estruturado de modo a proporcionar uma formação marcadamente prática e experimental, assim como um aprofundamento científico de modo a estimular o estudante para a investigação científica. Hoje em dia, com a evolução da electrónica, as máquinas actuais têm uma concepção semelhante à máquina humana. Com efeito, a globalidade das máquinas actuais associam duas tecnologias: a mecânica, para a realização do trabalho, que se concretiza nos Actuadores e a electrónica para o controlo e monitorização das operações realizadas, que utiliza os designados sensores, cuja função é informar das características físicas/químicas do processo onde a máquina está a actuar. Esta duplicidade de tecnologias têm como base a optimização da energia consumida pelas máquinas na realização das sua tarefas, utilizando sinais de elevada energia para a realização das tarefas mecânicas (actuadores) e sinais de reduzida energia para a transmissão da informação do processo e seu correspondente controlo (sensores e processadores). Desta forma, o Engenheiro Mecatrónico diplomado pela UMA, pela sua versatilidade, tem um vasto campo de aplicação dos seus conhecimentos estando preparado para exercer a sua actividade nas áreas da mecânica, electricidade, electrónica e informática. A metodologia de aprendizagem aposta no uso de equipamentos laboratoriais actuais e de meios computacionais de cálculo e de simulação, assentes nas mais modernas ferramentas de CAD, modelação de sólidos, elementos finitos, programação de automatismos, redes industriais, etc.

Saídas Profissionais

As competências adquiridas, para além das inerentes à especificidade do curso, permitem ainda o desempenho de funções ao nível das chefias intermédias e de direcção em empresas industriais, de comércio e prestação de serviços, em sectores de actividade inerentes à mecânica e à electrónica, relacionados com: Transportes, Empresas Industriais, Electrotecnia/electrónica, Manutenção e Gestão Industrial, Projecto (automação, construção mecânica, desenvolvimento de produtos e equipamentos, redes de fluidos, sistemas de climatização e refrigeração), Obras públicas.

Estágio/Trabalho de Fim de Curso

Não tem.