Licenciatura em Engenharia do Ambiente

5-anos de Licenciatura

Faculdade de Ciências da Vida e do Ambiente
  • 53-Disciplinas
Licenciatura em Enfermagem

4-anos de Licenciatura

Faculdade de Ciências da Saude e dos Desportos
  • 41-Disciplinas
Licenciatura em Psicologia
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
  • 49-Disciplinas

Engenharia do Ambiente

A engenharia ambiental ou engenharia do ambiente é o ramo da engenharia que atua nas áreas da avaliação ambiental, gestão ambiental, abastecimento e tratamento de água, drenagem e tratamento de águas pluviais e residuais, gestão de resíduos, gestão de ecossistemas, gestão de recursos hídricos, clima e qualidade do ar, acústica e vibrações, plano e ordenamento do território, energia, saúde ambiental e segurança e saúde no trabalho e gestão de solos e subsolos. A engenharia do ambiente estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. O engenheiro ambiental deverá saber reconhecer, interpretar e diagnosticar impactos ambientais negativos e positivos, avaliar o nível de danos ocorridos no meio ambiente e propor soluções integradas de acordo com o direito do ambiente vigente.
A Licenciatura em Engenharia do Ambiente é um curso dirigido para as áreas da tecnologia e gestão ambiental e suportado nas ciências básicas da Engenharia, fornecendo bases sólidas de matemática e física que proporcionam aos seus licenciados uma formação que lhes permitirá actuar com capacidade técnica e científica na análise e resolução de problemas ambientais, assim como na gestão dos recursos naturais. O curso trata os problemas ambientais numa perspectiva integrada (ecológica, social, económica e tecnológica) necessária para se obter um desenvolvimento equilibrado e sustentável, das actividades produtivas. O curso privilegia a interdisciplinaridade e as tecnologias mais recentes, de modo a ter em consideração o carácter horizontal da Engenharia do Ambiente e a permanente evolução das tecnologias e das ciências do ambiente.
A formação durante a Licenciatura tem em consideração que o mercado de trabalho do Engenheiro do Ambiente é muito variado. Em termos de saídas profissionais destacam-se : a indústria (ex: gestão ambiental e sectores de tratamento de efluentes) , Gabinetes de Consultoria, Administração Central, Regional e Local, Organismos Estatais e Privados relacionados com o Ambiente, Laboratórios e Instituições de Investigação e Monitorização.

Enfermagem

A Enfermagem é hoje uma profissão indispensável à promoção da vida e da saúde das populações, com uma expressão concreta, um saber construído, uma arte específica e um código deontológico próprio.
O Licenciado em Enfermagem pode desenvolver a sua atividade em unidades prestadoras de cuidados de saúde públicas ou privadas vocacionadas para os diferentes níveis de prevenção e orientadas para o indivíduo, famílias e comunidades. Assim, o exercício profissional pode desenvolver-se em centros de saúde, instituições particulares de solidariedade social (creches, infantários, centros de dia, lares para idosos ou outros), escolas ou empresas, num conjunto muito diversificado de atividades desde a promoção de saúde à visita domiciliária, cuidados de enfermagem a recém-nascidos, crianças em idade escolar e adolescentes, adultos ou idosos. Outro terreno para a intervenção dos Enfermeiros é o hospital, qualquer que seja o seu grau de diferenciação, nos serviços de medicina, cirurgia, consultas, especialidades cirúrgicas e médicas, serviços de urgência, blocos operatórios ou unidades de cuidados continuados.

Psicologia

A Licenciatura em Psicologia forma profissionais capazes de compreenderem o comportamento humano, ao desenvolver competências gerais em Psicologia e conhecimentos teóricos e metodológicos básicos nas várias áreas desta disciplina.