Língua Portuguesa e Comunicação

O curso de Língua Portuguesa e Comunicação desenvolve-se em 4 anos lectivos, divididos em 8 semestres, de acordo com a seguinte matriz de funcionamento. É concedido o grau académico de licenciado em Língua Portuguesa e Comunicação ao aluno que conclui, com aproveitamento total, o 4º ano.

#

Língua Portuguesa e Comunicação

A Universidade Metodista de Angola pretende assegurar a licenciatura em Língua Portuguesa e Comunicação na senda do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Língua Portuguesa, da Comunicação Social, da Formação Cultural, da Investigação e da formação adequada de Recursos Humanos, para o exercício das mais diversas actividades. Uma sólida formação linguística, cultural e cívica; um espírito crítico devidamente formado e uma boa compreensão do evoluir da(s) Língua(s) e da Humanidade, constituem elementos essenciais na formação de qualquer indivíduo, tanto para efeitos da sua realização pessoal, como do contributo que deverá prestar à comunidade em que se insere. Assim, continua a ser da maior relevância o estudo aprofundado de disciplinas das áreas das Línguas e Literaturas, da Linguística, da Comunicação e da Cultura. Através delas, adquirem-se conhecimentos e competências nos domínios da compreensão da realidade espácio-temporal, da reflexão do mundo hodierno, da linguagem e da comunicação. A Licenciatura em Língua Portuguesa e Comunicação visa dar uma formação científica superior multifacetada que habilite: a) Para a compreensão, estudo e aprofundamento do fenómeno das Línguas como um processo de comunicação nas sociedades contemporâneas; b) Para o estudo teórico e prático dos fenómenos e processos linguísticos, literários e culturais, próprios dos sujeitos falantes e escreventes; c) Para a análise crítica dos seus discursos e formações discursivas e dos modos e meios de representação, nos processos comunicativos; d) Para o estudo dos Media, da imagem e da cultura visual e da publicidade; e) Para o trabalho autónomo e criativo e a intervenção produtiva nestes domínios e processos; f) Para a gestão cultural.

A Licenciatura em Língua Portuguesa e Comunicação aponta para saídas profissionais como: . Docência da Língua Portuguesa e das Culturas e Literaturas Lusófonas; . Diplomacia; . Investigação nos campos dos Estudos Linguísticos, Literários, Culturais e da Comunicação de Media; . Jornalismo e crítica dos/nos Media; . Edição, revisão, tradução e crítica de textos; . Assessoria em vários sectores da vida socioeconómica, sobretudo em programação e produção cultural, bem como na comunicação em empresas; . Mediação intercultural em organismos nacionais e internacionais; . Empresas de transporte, nomeadamente aéreas e de acompanhamento e turistas nacionais e estrangeiros; . Administração e gestão em contextos multiculturais e multilingues; . Animação cultural em órgãos do poder e nos Media. Ainda, pode-se considerar que a conclusão do Curso é sempre uma condição para várias especializações (Cursos de Pós Graduação) que os estudantes podem fazer, nomeadamente: . Desordem na Comunicação; . Patologia/Terapia da Língua/Fala; . Neurolinguística; . Linguística Forense (Aplicação Científica da Língua no Sistema Judicial e nos Tribunais; . Comunicação mediada por computador (MSN messenger, Email, SMS, Yahoo, Foruns online, Voice Internet Protocal; . Linguística Computacional..

Detalhes do Curso PDF
Baixar

Inscrever-se
  • Classificação:
  • 5 Estrelas
  • Inicio:
  • 1 Março 2018
  • Duração:
  • 10 Semestres
  • Periodo:
  • Manhã-Tarde-Noite

Rua Nossa Senhora da Muxima Nº10 , Luanda

2018 © Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de Angola