Fisioterapia

O curso foi organizado em 4 anos, sendo as disciplinas divididas em 8 semestres, com base nas competências que os alunos devem desenvolver até o final do curso, primando a integração dos conhecimentos. As disciplinas são de caráter teórico, teórico-prático e clínico (estágio supervisionado). Sendo que as disciplinas com caráter teórico-prático consistem em reprodução e treino das técnicas apresentadas em laboratório. Já o caráter clínico consiste na prática real de atendimentos, durante estágios supervisionados nas diversas áreas.

#

Fisioterapia

O Curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Angola (UMA) visa primeiramente a formação de profissionais comprometidos com aspectos éticos e com a sociedade em que irão atuar. Preconiza a formação de profissionais capazes de compreender as esferas políticas, econômica e social de cada indivíduo, sem dissociá-lo. Quanto ao aspecto técnico, este curso prevê a formação de profissionais que serão capazes de atuar em vários níveis de atenção à saúde, e não apenas sobre a sintomatologia dos indivíduos, mas também com rigor científico e intelectual. A estruturação do curso faz com que os egressos sejam aptos a atuar na prevenção, emitir diagnóstico fisioterapêutico das incapacidades, elaborar estratégias de tratamento fisioterapêutico que contemplem os déficits funcionais, atendendo as reais necessidades individuais e específicas, mantendo sempre a ética nos relacionamentos interpessoais. Para tanto, as diretrizes curriculares objetivam a formação reflexiva, crítica e principalmente humanista, onde o bem-estar do indivíduo é priorizado, e ele é visto dentro de um contexto biopsicossocial, sendo necessário o contato do discente com a realidade social da comunidade na qual atuará, para melhor entender esses contextos e se atentar as necessidades de saúde, o que resultará em propostas de ações de atenção à saúde mais completas e efetivas. Além disso o futuro profissional desenvolverá habilidades de autocritica, autonomia de pensamento e resolutividade de problemas, atuando na prevenção, promoção, manutenção, recuperação da saúde, assim como na reabilitação. Este Projecto Pedagógico de Curso (PPC) foi desenvolvido com base em uma matriz curricular inovadora, comprometida em atender as recentes necessidades do mercado e coerente com a demanda social da população de Angola.

O fisioterapeuta hoje pode atuar em diferentes lugares, como clínicas, hospitais, postos de saúde, centros de reabilitação, equipes esportivas, atuando em todos os níveis do processo saúde-doença. O perfil do profissional fisioterapeuta formado é generalista e humanista, capaz de compreender a função social de sua profissão, atento as condições atuais da comunidade, com postura crítica, reflexiva e empreendedora, capacitado para atuar em todos os níveis do processo saúde-doença, assim como no processo de desenvolvimento científico da área, comprometido com o aprendizado contínuo..

Detalhes do Curso PDF
Baixar

Inscrever-se
  • Classificação:
  • 5 Estrelas
  • Inicio:
  • 1 Março 2018
  • Duração:
  • 10 Semestres
  • Periodo:
  • Manhã-Tarde-Noite

Rua Nossa Senhora da Muxima Nº10 , Luanda

2018 © Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de Angola