Ciências do Desporto e Educação Física

O desporto é o cerne do curso, mas a sua fundamentação terá de provir de outras áreas. Poder-se-á considerar o desporto como uma prática que busca noutras áreas do pensamento humano os seus fundamentos ou, como é costume afirmar, legitimação. Ver o desporto através de variados instrumentos conceptuais é, tem de ser, a base deste curso. a) Ciências Humanas e Sociais b) Ciências da Vida c) Ciências Físicas d) Ciências do Desporto e) Estágios

#

Ciências do Desporto e Educação Física

O desporto é um dos maiores fenómenos existentes com extensão planetária. A sua unidade de conta é o milhão, sendo com essa unidade que se atesta o número de praticantes, de espectadores ao vivo e da assistência que através da televisão vibra e celebra os principais acontecimentos desportivos da actualidade. Nenhum continente mostra indiferença perante o desporto. Países ricos, em desenvolvimento e pobres dão-se a conhecer pelo e no desporto, transformando esta actividade num autêntico fenómeno social total, cujo alcance dificilmente é traduzível por palavras. Simbolicamente – e o símbolo é mais importante do que aquilo que poderemos pensar – a FIFA e o COI têm mais países filiados do que a própria Organização das Nações Unidas. Embora se compreenda a prudência, ou impossibilidade, da ONU em acolher alguns países integrantes do mundo associativo do desporto, não deixa de ser interessante esta constatação quantitativa. Por outro lado, o desporto saiu das grandes arenas desportivas para estabelecer-se em todos os locais. O “Estádio”, outrora local quase único da prática desportiva, perdeu a sua centralidade, sendo agora apenas mais um espaço – formal – da prática desportiva a par de outros – de natureza informal – por onde as pessoas celebram a vida com práticas diversificadas e em busca de modelos diferenciados de prazer. Relevante, ainda, é o facto de o desporto ter-se aberto à multiplicidade humana, acolhendo no seu seio pessoas tão diversas como crianças e idosos, homens e mulheres, grandes e pequenos, ricos e pobres, sãos e doentes, Pessoas com deficiência e todas as outras condições humanas que possamos imaginar. Igualmente diversificou os seus espaços de prática, aproveitando a natureza, os espaços urbanos sem, contudo, abandonar a sua condição matricial, o “Estádio”, onde a busca do recorde se assume como uma metáfora da vida humana. Buscar o recorde, seja ele mundial, olímpico, continental, nacional, regional, local ou pessoal, é buscar, sem cessar, a excelência humana, aquilo que a antiga civilização grega traduzia pela palavra areté. Por estas e outras razões, com naturalidade, o desporto adentrou pela Universidade, permanecendo e criando uma área de cruzamento de saberes, onde a Pessoa Humana é a causa e finalidade de suas reflexões. É eivado deste espírito humanista que queremos contribuir para a criação de um curso de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade Metodista de Angola.

A diversificação da intervenção profissional e das competências específicas para a consecução da missão universitária em desporto, impele-nos a pensar que a solução mais eficaz é dotar os Estudantes de uma dupla formação profissional. Uma, de natureza universal, é o campo escolar..

Detalhes do Curso PDF
Baixar

Inscrever-se
  • Classificação:
  • 5 Estrelas
  • Inicio:
  • 1 Março 2018
  • Duração:
  • 10 Semestres
  • Periodo:
  • Manhã-Tarde-Noite

Rua Nossa Senhora da Muxima Nº10 , Luanda

2018 © Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de Angola