Notícias e Informações

Notícias

Concurso
18 e 19 de Novembro 2015

A implementação dos programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, visa elevar a cultura científica, tecnológica e de inovação dos cidadãos no país, tendo em conta a diversificação da economia.

INVESTIGAÇÃO
até dia 31 de Dezembro de 2015

O Programa de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Angola, um instrumento de altíssima relevância e indispensável para a formação académico-científica qualitativa dos estudantes, começou em Janeiro do ano de 2014, embora o lançamento oficial tenha acontecido apenas a 28 de Junho do mesmo ano, pela Magnífica Reitora, Profª Doutora Teresa José Adelina da Silva Neto, no âmbito do seu I Ciclo de Palestras.

Trata-se de um programa inteiramente inclinado para a realidade angolana e prevê, sobretudo, o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da inovação, além da preparação de futuros investigadores e docentes universitários.

Elucida-se ainda que é impossível dissociar um programa sólido de Mestrado e de Doutoramento de um programa sólido de Iniciação Científica devidamente estruturado que será, indubitavelmente, o fundamento para a solidificação de programas de Mestrados e Doutoramentos de sucesso.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
9 de Outubro de 2015

Decorridos que estão os primeiros anos de consolidação do ensino na UMA, tanto na área do desporto como na área da gestão, entendeu-se chegado o momento de ampliar a oferta formativa, integrando cursos especializados para cargos de gestão desportiva.

Sendo o desporto um dos pilares das sociedades modernas, enquanto dinamizador de massas e catalisador económico, a UMA entendeu que a criação do curso de Especialização em Gestão Desportiva poderia ser uma mais-valia para a formação de técnicos altamente qualificados e treinados para responderem a tão elevados desígnios.

SEMINÁRIO
13 de Outubro de 2015

No pretérito 13 de Outubro de 2015, realizou-se, nas instalações do Campus da Saúde e dos Desportos, o seminário sobre Tecnologias Ambientais, subordinada lema: “Angola Rumo ao Crescimento Verde”, organizado pela Universidade Metodista de Angola em parceria com o Ministério do Ambiente.

FEIRA DO INVENTOR
Setembro de 2015

No passado mês de Setembro, os estudantes dos cursos de Eng. Informática e de Eng. Mecatrónica da Faculdade de Engenharia representaram a UMA na Feira do Inventor, uma iniciativa da responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia. A actividade, que decorreu em paralelo com a 4ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, teve lugar no Centro de Conferências de Talatona e contou com a participação de várias universidades e inventores nacionais. Este é um evento bianual que privilegia a apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação científica e tem como objectivos partilhar experiências e reflectir sobre a contribuição da ciência, tecnologia e inovação na resolução dos problemas sociais e na promoção do desenvolvimento sustentável. Sob o lema “Juntos pelo Reforço da Inserção da Ciência, Tecnologia e Inovação na Estratégia de Desenvolvimento do País”, esta edição foi ainda marcada pela visita de um número considerável de estudantes do Ensino Médio, que puderam apreciar de perto o potencial do Criador Angolano e encontrar uma motivação adicional para acreditarem no contributo efectivo que a juventude angolana pode dar, através da Ciência, para o progresso do país.

DIA DO HERÓI NACIONAL
15 e 16 de Setembro

No âmbito das comemorações do Dia do Herói Nacional (17 de Setembro), a Universidade Metodista de Angola acolheu, nos passados dias 15 e 16 de Setembro, a segunda edição das Jornadas Científico-Pedagógicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

DIA MUNDIAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DO OZONO
16 de Setembro de 2015

Em alusão ao 16 de Setembro, Dia Mundial da Preservação da Camada do OZONO, instituído, em 1994, pelas Nações Unidas, organizou-se, nas instalações da Universidade Metodista de Angola, um Workshop do Ministério do Ambiente em parceria com a referida Universidade subordinado ao tema “Preservação da Camada do Ozono”.

PALESTRA
11 de Setembro de 2015

No passado dia 11 de Setembro, a Universidade Metodista de Angola acolheu, na sua sede de Luanda, uma delegação do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) para apresentação de uma palestra subordinada ao tema “Angosat 1: desafios, benefícios e oportunidades para a comunidade académica”. A cargo do Director Geral do GGPEN, Eng.º Zolana Rui João, a comunicação foi precedida do visionamento de um vídeo sobre o projecto Angosat e encerrou com algumas palavras de Sua Excelência o Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI), Engº. José Carvalho da Rocha.

CERIMÓNIA
26 de Agosto de 2015

O dia 26 de Agosto de 2015 vai ficar na história da Universidade Metodista de Angola e na de centenas de famílias que assistiram, ao vivo e a cores, à Cerimónia de Outorga de Diplomas a um total de 333 finalistas dos vários cursos leccionados nessa instituição académica.

Familiares e amigos acorreram ao Centro de Convenções de Belas para se juntarem aos finalistas que, trajando as tradicionais becas pretas e com fitas de cores distintas a representar os diferentes cursos, embelezaram a imponente estrutura que acolheu a cerimónia. Deste acto solene, participaram igualmente representantes do Governo de Angola, além da Direcção, Reitoria e corpo docente da Universidade Metodista.

PALESTRA
14 e 15 de Agosto de 2015

A Faculdade de Direito da Universidade Metodista de Angola (UMA) realizou, de 14 a 15 de Agosto, no Anfiteatro II das suas instalações (Edifício Central), Luanda, uma palestra subordinada ao tema ‘Conversando com os Jovens sobre o Direito e o Amor’.

A palestra foi apresentada pela jurista Olinda Webba. Ao longo do encontro em que participaram professores, estudantes (de Direito e de outras áreas), jornalistas e funcionários da mesma instituição de ensino superior. A também magistrada abordou assuntos relacionados com o dia-a-dia, nomeadamente, aborto, juventude e conflitos, condução sem carta, condução perigosa, condução sob influência de álcool, ofensas corporais, furto, apropriação de coisa de forma ilícita, crimes sexuais, rapto, sequestro, ameaças, extorsão, tráfico de seres humanos, auxílio ao suicídio, violência doméstica, violência no namoro, violência contra idosos, crime de detenção de armas proibidas, entre outros.