Notícias e Informações
Caminho - Pgina inicial / Notícias e Informações / Notícias / 4ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
FEIRA DO INVENTOR
4ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
Setembro de 2015

No passado mês de Setembro, os estudantes dos cursos de Eng. Informática e de Eng. Mecatrónica da Faculdade de Engenharia representaram a UMA na Feira do Inventor, uma iniciativa da responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia. A actividade, que decorreu em paralelo com a 4ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, teve lugar no Centro de Conferências de Talatona e contou com a participação de várias universidades e inventores nacionais. Este é um evento bianual que privilegia a apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação científica e tem como objectivos partilhar experiências e reflectir sobre a contribuição da ciência, tecnologia e inovação na resolução dos problemas sociais e na promoção do desenvolvimento sustentável. Sob o lema “Juntos pelo Reforço da Inserção da Ciência, Tecnologia e Inovação na Estratégia de Desenvolvimento do País”, esta edição foi ainda marcada pela visita de um número considerável de estudantes do Ensino Médio, que puderam apreciar de perto o potencial do Criador Angolano e encontrar uma motivação adicional para acreditarem no contributo efectivo que a juventude angolana pode dar, através da Ciência, para o progresso do país.

O curso de Eng. Informática, representado pelos estudantes Belmira de Matos, Eurídice Ferreira e Vinício da Silva, levou à Feira do Inventor dois projectos. Direccionados para um público infantil, estes projectos exploram recursos multimédia para fins educativos, tendo sido criados com o propósito de ajudar as crianças a aprenderem de uma forma mais eficiente e divertida.

Sobre as vantagens dos recursos multimédia desenvolvidos, a estudante Belmira de Matos, do curso de Eng. Informática, referiu que o protótipo multimédia educativo, pela sua dupla vertente – didáctica e lúdica -, permitirá às crianças progredir de forma mais autónoma. E, confiante na importância de apostar em projectos como este, deixou um apelo aos colegas e jovens inventores: “É melhor deixarem de ter medo e passarem a mostrar aquilo que fazem sem receio das críticas”.

Em representação do curso de Eng. Mecatrónica, João Lourenço, que frequenta esta licenciatura na UMA, explicou o funcionamento da “Rede Semáforo”, um dos projectos apresentados na Feira do Inventor que mais atenção terá despertado entre os visitantes daquele evento. O estudante referiu que a Rede Semáforo apresentada ainda não existe no nosso país, e que, logo que seja possível usá-la, perder-se-á pouco tempo esperando pelo retorno do sinal luminoso. “Em certas horas do dia ou da noite, vias como a marginal estão completamente vazias, mas mesmo assim o automobilista tem de esperar o sinal verde para poder passar; já com esse sistema, que recorre a monitoramento por vídeo, é possível que o sinal se restabeleça antes do tempo normal, caso não haja outros carros ou peões a circular. Para mais, este sistema de vídeo permite detectar carros roubados e controlar o tráfego de veículos” – esclareceu.

Em entrevista à UMA Magazine, o Director do Curso de Eng. Informática, Eng. Gabriel Patrício, referiu que a presença dos estudantes da UMA na Feira do Inventor vem dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Faculdade de Engenharia, além de valorizar a qualidade e o potencial dos seus licenciandos, bem como a disponibilidade e envolvimento do corpo docente. Aos estudantes, deixou o conselho de que continuem a sonhar, a transformar os sonhos em ideias, as ideias em protótipos, os protótipos em projectos, e de que se coloquem à disposição para participar em eventos similares.