Notícias e Informações
Caminho - Pgina inicial / Notícias e Informações / Notícias / Gestão Desportiva - Curso de Especialização da UMA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Gestão Desportiva - Curso de Especialização da UMA
9 de Outubro de 2015

Decorridos que estão os primeiros anos de consolidação do ensino na UMA, tanto na área do desporto como na área da gestão, entendeu-se chegado o momento de ampliar a oferta formativa, integrando cursos especializados para cargos de gestão desportiva.

Sendo o desporto um dos pilares das sociedades modernas, enquanto dinamizador de massas e catalisador económico, a UMA entendeu que a criação do curso de Especialização em Gestão Desportiva poderia ser uma mais-valia para a formação de técnicos altamente qualificados e treinados para responderem a tão elevados desígnios.

A gestão desportiva tem a sua origem nos paradigmas relacionados com o desenvolvimento específico do desporto e tem como primeiro objectivo promover as actividades desportivas, produtos e serviços, com ênfase nas funções de planeamento, organização, direcção e controlo. Desta feita, o Curso de Especialização em Gestão Desportiva foi desenvolvido para dotar os profissionais desta área com conhecimentos interdisciplinares que se relacionam com a direcção, liderança e organização do desporto, incluindo dimensões comportamentais, ética, marketing, comunicação, finanças, economia, negócios em contextos sociais, legislação e preparação profissional.

Esta necessidade de formação de quadros passou a ser vista na UMA como uma responsabilidade social, após a realização do CAN (Taça das Nações Africanas), do Afrobasket e do Mundial de Hóquei em Patins. Com estes eventos, o nosso país ficou dotado de instalações desportivas de topo, ao nível do melhor que o mundo desportivo oferece.

Por acreditarmos que esse avanço qualitativo nas condições de prática desportiva deve ser acompanhado pela formação de quadros capazes de manter e optimizar esses espaços, a UMA desenvolveu, em parceria com a Universidade do Porto, com a Universidade de Évora e com o Instituto Politécnico de Santarém – Rio Maior, o Curso de Especialização em Gestão Desportiva. Tendo em conta a necessidade de dar aos formandos a possibilidade de contacto com gestores desportivos de topo mundial, este curso realizou-se com um corpo docente constituído por conceituados gestores desportivos estrangeiros, a maioria da área académica com Doutoramento e com enquadramento profissional na área, nomeadamente, a Prof.ª Doutora Maria José Carvalho, Professora Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Directora do Mestrado em Gestão do Desporto nessa mesma faculdade, o Prof. Doutor António da Fonseca, Professor Catedrático da Universidade do Porto e Subdirector da Faculdade de Desporto, o Prof. Doutor Abel Santos, Professor Adjunto na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém e Director do Mestrado em Gestão Desportiva, o Prof. Doutor Armando Raimundo, Professor Auxiliar e Director do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora e ainda do Prof. Doutor Filipe Conceição, Professor Auxiliar na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e colaborador activo na Licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física da UMA. Dentro do corpo docente, contámos também com quadros nacionais de excelência na área, como são os casos do Doutor Gustavo da Conceição, Presidente do Comité Olímpico Angolano, do Mestre Raimundo Ricardo, Director da Galeria dos Desportos e do Prof. Doutor Bernardo Manuel, Director do Departamento de Metodologia e Controlo do Treino do Clube Desportivo 1º de Agosto.

Esta formação incluiu quadros técnicos que desenvolvem tarefas de gestão nos clubes, federações e associações do desporto nacional sem exigência de currículo académico anterior, de forma a dotar com uma especialização profissional os quadros que estão no terreno a desempenhar funções de gestão.

Para os formandos com currículo académico anterior (Licenciatura), esta formação conta como parte curricular dos programas de Mestrado actualmente em vigor nas instituições parceiras, concretamente na Universidade de Évora, na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Santarém.

A formação avançou com o total de vagas preenchidas, quinze vagas, tendo finalizado com êxito doze especialistas. A cerimónia de entrega dos certificados decorreu no passado dia 9 de Outubro de 2015, no Auditório Eng.º José Eduardo Dos Santos, no Campus da Saúde e dos Desportos da UMA. Este evento foi presidido pela Magnífica Reitora da UMA, Prof.ª Doutora Teresa Adelina da Silva Neto. A entrega dos certificados aos doze especialistas que concluíram a formação foi realizada pelo Dr. Gustavo da Conceição, Presidente do Comité Olímpico Angolano, juntamente com o Vice-presidente do Conselho de Administração da UMA, Dr. Pedro Sebastião e com o Director dos Serviços Académicos da UMA, Dr. Paulo Loneke.

A UMA está a preparar já a próxima edição desta formação para o primeiro semestre de 2016, assumindo o compromisso de melhorar ainda a qualidade do corpo docente e adequar conteúdos às necessidades prementes do país registadas após esta primeira edição. A UMA mantém e reforça o seu compromisso de excelência com a formação de quadros para valorizar o desporto nacional.