Notícias e Informações
Caminho - Pgina inicial / Notícias e Informações / Notícias / PIC-UMA - Programa de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Angola
INVESTIGAÇÃO
PIC-UMA - Programa de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Angola
até dia 31 de Dezembro de 2015

O Programa de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Angola, um instrumento de altíssima relevância e indispensável para a formação académico-científica qualitativa dos estudantes, começou em Janeiro do ano de 2014, embora o lançamento oficial tenha acontecido apenas a 28 de Junho do mesmo ano, pela Magnífica Reitora, Profª Doutora Teresa José Adelina da Silva Neto, no âmbito do seu I Ciclo de Palestras.

Trata-se de um programa inteiramente inclinado para a realidade angolana e prevê, sobretudo, o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da inovação, além da preparação de futuros investigadores e docentes universitários.

Elucida-se ainda que é impossível dissociar um programa sólido de Mestrado e de Doutoramento de um programa sólido de Iniciação Científica devidamente estruturado que será, indubitavelmente, o fundamento para a solidificação de programas de Mestrados e Doutoramentos de sucesso.

O PIC-UMA tem como principais objectivos promover da inserção dos estudantes na esfera fascinante da investigação; identificar estudantes com potencial para a investigação e para a docência, incentivando-os a prosseguir; dotar os estudantes de conhecimentos imprescindíveis para o ingresso no curso de Mestrado e/ou de Doutoramento.

É importante também salientar que o incentivo à produção científica por meio do PIC permitirá a criação e o desenvolvimento de recursos e materiais de propriedade intelectual genuinamente angolanos, fenómeno que, evidentemente, será de grande valia no processo de diversificação da economia.

Nesse sentido, o PIC-UMA está em absoluta consonância com as perspectivas da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI), especialmente, nos aspectos inerentes à produção de conhecimento científico e tecnológico, com vista à resolução dos problemas da sociedade; à criação de propriedade intelectual; à formação de quadros de excelência para a república e, sobretudo, à formação qualitativa em nível de pós-graduação stricto sensu.

Para participar do processo de selecção, o estudante deverá submeter, para análise, um projecto de Investigação que poderá ser da autoria do orientador do trabalho, do estudante/candidato, ou de ambos, isto é, orientador e estudante poderão ter co-autoria no projecto a ser subjugado.

As candidaturas para o PIC-UMA 2016 estão já abertas e serão submetidas até ao dia 31 de Dezembro do corrente ano a partir do website www.proicuma.com.