blog-img

MULHERES INCENTIVADAS AO EMPODERAMENTO

admin | Eventos da Universidade

O auditório da Metodista foi pequeno para acolher as mais de 100 mulheres que participaram nesta quarta-feira, 31 de Março, do Encontro de Mulheres da Metodista.

O Encontro de Mulheres é um evento realizado pela Metodista em cooperação com a Associação dos Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), com objectivo de homenagear as mulheres, não por mera formalidade, mas pelo respeito e gratidão ao trabalho das senhoras. Nesta edição, o evento contou com a intervenção de três oradoras, com exposições que arrancaram os aplausos das participantes.

A Professora Doutora Martha Sambanje, Reitora da Universidade, primeira oradora a intervir, chamou a atenção para o facto de homens e mulheres terem as mesmas possibilidades e competências e, portanto merecerem o mesmo respeito e igualdade. A Reitora levou as presentes a reflectirem na luta que as percussoras dos direitos da mulher começaram em todo o mundo. Na sequência, Doutora Elizabeth Kinanga falou sobre a mulher e o poder financeiro, onde sublinhou que “as mulheres devem procurar mais fontes de rendimento e aprenderem a gastar menos, para melhor crescimento". Já para Doutora Lídia Sikato, última oradora do dia, falou sobre a necessidade da mulher não desistir do seu sonho, mesmo diante das adversidades, a oradora incentivou ainda as mulheres a conquistarem seu espaço com esforço próprio”.

Participantes Enaltecem a Iniciativa

Rosa Kativa, recentemente licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Metodista sublinha que o evento "foi uma boa iniciativa. Aprendemos bastante, os temas foram pertinentes, actividades como essa ajudam a despertar as mulheres.” Quem também manifestou sua alegria ao participar do evento foi a Roberta João, estudante do Curso de Gestão e Administração de Empresas, “foi um prazer participar desta actividade e como estudante, esperamos que essa iniciativa não para por aqui.”

Do lado das funcionárias, Dona Helena Chimuto, da Área Operativa salienta que “a actividade foi boa, gostei muito, pude aprender bastante, espero que haja mais actividade deste género.” O regozijo em participar do evento foi também partilhado pela Dona Margarida Rodrigues, Directora dos Serviços Académicos "as oradoras seleccionadas foram brilhantes e deixaram ensinamentos sábios. Foi bom beber das experiências de cada uma delas, eventos desta natureza devem acontecer sempre, para aumentar o nosso aprendizado.” Sublinhou.

O Encontro de Mulheres é um evento que visou homenagear a bravura das mulheres. As participantes foram brindadas com a musicalidade da estudante de Lucénia Gomes e, o evento contou ainda com um momento de tertúlia, onde as oradoras contaram um pouco das suas histórias.

Outras Postagens