Engenharia Informática

Código: 44
Grau: Licenciatura
Total de Horas: 1683
Duração: 5 anos

Apresentação

A licenciatura em Engenharia Informática desenvolve-se em 5 anos lectivos, divididos em 10 semestres. A licenciatura é concedida ao estudante que conclui com aproveitamento os 5 anos do curso e a que corresponde o título profissional de Engenheiro.

Provas Específicas

Objectivos

A licenciatura em Engenharia Informática tem por objectivo principal formar engenheiros habilitados a exercer a sua actividade com rigor científico e actualidade tecnológica, adequados à realidade do País. Está estruturada de modo a proporcionar uma formação marcadamente prática e experimental, assim como um aprofundamento científico de modo a estimular o estudante para a investigação científica. A Engenharia Informática é uma área estratégica no desenvolvimento tecnológico das sociedades, tanto mais que é um domínio transversal nas actividades industriais e nos sectores de serviços de economias competitivas. Assim, o Engenheiro Informático diplomado pela UMA, pela sua versatilidade, tem um vasto campo de aplicação dos seus conhecimentos, estando preparado para exercer a sua actividade nas áreas relacionadas com as tecnologias de informação, nomeadamente: nos sectores Petrolífero, de Transportes, Empresas Industriais, Empresas Comerciais, Empresas de Serviços (ex. Sector Bancário, Sector Segurador), Manutenção de Sistemas Informáticos e Bases de Dados, Projecto de Sistemas de Informação, etc. A metodologia de aprendizagem aposta no uso de equipamentos laboratoriais actuais e de meios computacionais de cálculo e de simulação, assentes nas mais modernas ferramentas de CAD, bases de armazenamento de informação, sistemas operativos, redes informáticas, etc.

Saídas Profissionais

As competências adquiridas, para além das inerentes à especificidade do curso, permitem ainda o desempenho de funções ao nível das chefias intermédias e de direcção em empresas industriais, de comércio e prestação de serviços, em sectores de actividade inerentes às tecnologias de informação, relacionados com: Sector Petrolífero, Transportes, Empresas Industriais, Empresas Comerciais, Empresas de Serviços (Sector Bancário, Sector Segurador, etc.), Manutenção de Sistemas Informáticos e Bases de Dados, Projecto de Sistemas de Informação.

Estágio/Trabalho de Fim de Curso

Não tem.