Caminho - Pgina inicial / UMA / Mensagens / Mensagem da Reitora

Mensagem da Reitora

PALAVRAS DE BOAS VINDAS À COMUNIDADE ACADÉMICA

Mais um ano lectivo se inicia com ele a expectativa de sucesso se renova. É tempo de seguir em frente, buscando novas realizações. O pouco que se faz, a cada dia, vale mais do que muito, feito em um dia só. Paciência e perseverança são segredos de toda a conquista. Se a inteligência e a coragem não! se o coração guiar cada um dos seus passos; se Deus a tudo presidir, então você pode acreditar consegue, porque o êxito será, de facto, algo inevitável em sua vida.

Com o início do ano lectivo, muitas mudanças deverão acontecer na vida de muitos jovens e adultos especialmente na rotina dos que estão agora ingressando na vida universitária. Um sonho conquistado, a Universidade, que além de muitas alegrias traz,também, algumas, transformações. Depois de algumas escolhas, muito esforço e determinação, o estudante chega à vida académica com a exigência de ser, de um semestre para o seguinte, um universitário. Mas o que significa ser universitário? O que todos esperam de vós? A família, os professores, os antigos amigos, os novos amigos caloiros e veteranos? Enfim, um novo papel social, uma identidade em construção: o estudante universitário. Uma nova realidade se impõe acompanhada de responsabilidades e desafios, como por exemplo, morar longe da família, fazer novas amizades, buscar trabalho, estágios e, como se isso tudo não fosse o bastante, ainda se espera que esse estudante já comece a preparação de uma carreira profissional para a vida toda. Por outro lado, todas essas mudanças também trazem a tão desejada liberdade. Uma liberdade que oscila entre o gosto de ser dono das próprias decisões e a sensação de solidão, quando o momento exigiria um certo carinho da família ou dos Amigos (mais antigos). Surgem também muitas ocasiões para comemorações como festas, churrascos dos calouros, teatro, coro universitário que, se frequentados, podem se transformar em oportunidades de fazer novos amigos e ampliar o círculo social.

Qual seria, então, a fórmula mágica para essa transformação instantânea do estudante? Como fazer isso na primeira semana de aulas? Ou no primeiro mês? Será que a família e os professores não poderiam ser mais compreensivos e esperar talvez o primeiro bimestre? Quando podemos dizer que esse calouro já é veterano? A mudança de ano é suficiente para se atribuir essa mudança de status? E do veterano, o que tanto se espera? E depois do veterano vem o formando, e, finalmente, o egresso, que já deverá ser um adulto, profissional responsável e assim segue a sua trajectória de vida. Em cada momento da nossa vida, a sociedade em que vivemos aponta alguns comportamentos típicos para cada ocasião sempre esperando que o resultado seja um constante crescimento. A cada obstáculo, uma superação e um aprendizado. É claro que crescer é
preciso e esse movimento de busca do crescimento que nos dá a oportunidade de sermos cada dia melhor que o anterior. Mas esse exacto momento de transformação do estudante é bastante difícil, especialmente quando acrescido do diferencial de estar na Universidade com todas as mudanças que vêm agregadas a essa condição..

Este ano lectivo 2009 nossos desafios serão ainda maiores porque aumentou o número de estudantes se em 2008 eram cerca de 4.500 hoje sois perto de 6.000. Nossa grande preocupação foi a de prepararmos o espaço para acolher todos. Aumentámos o número de salas de aula, anfiteatros, o restaurante conta agora com dois ambientes de atendimento, os serviços informáticos que dão suporte à Secretaria Académica.

A vocês, comunidade científica (docentes, discentes), ao governo do nosso País que deu credibilidade e permitiu a aprovação do nosso projecto da UMA, membros da Igreja Metodista Unida em Angola, irmãos em Cristo das igrejas irmãs, assim como a comunidade em geral que acreditam em nosso trabalho, juntos somos infinitamente mais Caminho de Sucesso.

UM BOM ANO ACADÉMICO A TODOS VOCÊS

Teresa José Adelina da Silva Neto – Reitora da UMA