O Curso de Teologia é a expressão da trajetória das Universidades e instituições cristãs na educação e na reflexão teológica. Esta experiência tem sido marcada pela abertura de espaços para qualificação da presença da Igreja na sociedade em diálogo frutífero e respeitoso entre o campo da fé, a ciência e a vida em sociedade.

 A Teologia Cristã nasceu do confronto entre a filosofia grega e a fé cristã. Na verdade, ela quer entender as diversas razões da própria fé em Cristo nos vários contextos culturais. Assim, a Teologia pretende oferecer subsídios para que se possa interpretar e analisar a influência da fé sobre os grupos sociais, as sociedades e suas estruturas, procurando promover uma associação dessas informações com outras áreas de conhecimento, especialmente as das ciências humanas, como a antropologia, psicologia, filosofia e a sociologia, por exemplo. Nesse sentido, é importante ter uma formação que permita estudar as diferentes teologias contextualizadas em diferentes culturas e que valorize a importância do diálogo interdisciplinar. Se o seu talento está na área da Teologia, é exactamente o que você vai encontrar na Metodista em Angola, com um curso que promove a compreensão da linguagem teológica a partir de uma visão ampliada do ser humano como sujeito capaz de pensar o mundo, de se inter-relacionar e de transformar a si próprio e a realidade em que está inserido, conforme orienta a missão educativa e social do Metodismo.

Teologia

PERFIL DE SAÍDA

A Faculdade de Teologia, forma teólogos com consciência crítica e reflexiva, abertos ao diálogo ecuménico e inter-religioso. Confere ao teólogo, competência Bíblica, Sociológica, Psicológica, Filosófica e Teológica. Capacita o exercício do ministério eclesiástico, e também como pesquisador, assessor de ONGs e Praticas de assistência Social em instituições públicas e privadas, nas áreas de ensino, saúde e serviços de capelania em hospitais, em todos os ramos das Forças Armadas e Polícia Nacional, e em outras áreas de actuação eclesiástica, pastoral e social.

A pessoa formada na Curso de Teologia, terá a capacidade de:

CAMPOS DE INTERVENÇÃO

BÍBLIA

Utilizar critica e exegeticamente, o texto bíblico como fonte básico da doutrina e fé, para as práticas pastorais e de evangelização: assessoria, pregação, ensino, produção de textos e de recursos pedagógicos e litúrgicos. Garantindo a perpetuidade das lideranças religiosas.

TEOLOGIA

Dominar conceitos da teologia que sustentam a fé. Demonstrar crescimento pessoal na fé fundamentada teologicamente. Discernir o sentido da vida e os grandes problemas existenciais. O Teólogo ajuda no garante da qualidade dos ensinos teológicos e da manutenção do clero.

HISTÓRIA

A área de história permite ao Teólogo estudar a Historia do mundo bíblico e dos povos vizinhos, seus contextos literários, sociais, políticos e religiosos. Capacita o aluno no conhecimento das origens da religião cristã, africana e outras. O que habita o teólogo a ser um historiador das religiões.

FILOSOFIA

A filosofia como ciência que ajuda a desenvolver a capacidade epistemológica do ser humano é um suporto de extrema importância para o Teólogo. Esta área o capacita a um exercício logico e concreto dos factos humanos e naturas do cosmo.

SOCIOLOGIA

No que concerne o Social; o Teólogo estará habilitado para capacitar as comunidades locais, igrejas, grupos e organismos da sociedade civil, ao exercício responsável da cidadania, direitos humanos, democracia e boas práticas de governação. Por isso, pode também desenvolver trabalhos em ONGs ou instituições filantrópicas.

Como parte activa no mundo do trabalho, estes podem também dar suporte nas empresas com apoio a equipas com objectivos de torna-las mais eficientes. Com grupos sociais desenvolvendo trabalhos de longo prazo e que ficam em ambientes isolados. Como o caso de algumas empresas petrolíferas, que contratam teólogos para dar suporte a equipes em plataformas marítimas.

Pesquisa e Investigação Científica A área de pesquisa e investigação científica permite ao Teólogo, estudar as tradições religiosas orais e escritas. Sua história e evolução epistemologicamente, assim como o surgimento de dogmas, doutrinas e rituais. O Teólogo terá capacidade de interpretar os textos sagrados das religiões em estudo, os fenómenos religiosos e sua influência em grupos particulares e na sociedade em geral.

PEDAGOGIA

A área de pedagogia é um dos mercados que mais absorve profissionais desta área. Teólogos estão inseridos em escolas da educação básica ministrando aulas de ensino religioso e também em escolas dominicais. O Ensino superior também é uma opção e podem colaborar na formação, integração das comunidades locais, igrejas, grupos, organismos da sociedade civil para a promoção da vida e no fortalecimento da missão.

LÍNGUAS

Criar habilidades de uso do instrumental de pesquisa nas línguas bíblicas, Português e Inglês, levando em conta a complexidade e as contribuições vitais das línguas maternas e seus significados na sociedade.

PSICOLOGIA

Fazer aconselhamento pastoral e psicológico segundo a necessidade da pessoa, grupo, ou comunidade nas instituições publicas, privadas e militares. Nas quais o teólogo preocupa-se em escutar as pessoas e entender suas angústias para então, oferecer conselhos e orientação.

TEOLOGIA PASTORAL

A pastoral é uma área de extrema importância, social e trabalhista no particular e em geral. Na Policia Militar, no Exercito, na Aeronáutica; o Teólogo pode concorrer a capelania para prestar assistência religiosa aos membros destas organizações. Em hospitais, presídios, asilos ou orfanatos são instituições que acomodam pessoas em situação de fragilidade. O Teólogo pode desenvolver um trabalho nestas instituições, com objectivo de levar conforto espiritual para estas pessoas e também ara os seus familiares.

MERCADO EDITORIAL

O Teólogo estará capacitado para editar publicações com temas religiosos. Escrever artigos para revistas ou jornais e livros, assim como, podem ser revisores de textos religiosos e de âmbito ético.

OBJECTIVOS ESPECIFICOS DO CURSO

Formar licenciados em Teologia para que actuem na vida eclesial, dos princípios do Cristianismo, da Igreja e da sociedade;

Qualificar os futuros pastores, líderes religiosos, leigos e sociedade civil interessada, como futuros ministros ordenados, capelões, activistas sociais, ao serviço do povo de Deus e da sociedade;

Proporcionar aos licenciados uma formação teológica qualificada direcionada aos futuros desafios da igreja e da sociedade;

Propiciar à comunidade do povo de Deus uma reflexão mais profunda sobre o ser humano e seus conflitos, relacionada com seus aspectos religiosos, sociais, psicológicos e teológicos;

Expandir o ensino e a pesquisa à comunidade, através da assessoria a cursos de agentes pastorais, que poderão actuar em diversas esferas sociais e politicas;

Fornecer elementos básicos da espiritualidade religiosa para uma cosmovisão dos valores humanos ecológicos e sociais;

PERFIL DE ENTRADA NO CURSO

Os candidatos aos cursos de teologia devem possuir o diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente, como requisito principal.

CONDIÇÃO PARA APROVAÇÃO

Os finalistas devem concluir e aprovar em todas as unidades curriculares constantes da grelha curricular e defenderem com aproveitamento o Trabalho de Fim de Curso sobre um tema específico de Teologia ou com pendor teológico-interdisciplinar.

TRABALHO DE FIM DE CURSO

Trata-se de uma monografia que deve estar de acordo ao Regulamento dos trabalhos de fim do Curso em vigor na Universidade.

CURSO DE CONVALIDAÇÃO

Duração do curso

Mínimo de 1 ano

Carga horária

A carga horária vai depender da avaliação da documentação apresentado como: Histórico Escolar , Monografia de Conclusão de Curso e uma entrevista.

DISPOSITIVOS

Os cursos de teologias feitas em universidades livres que vierem a necessitar uma convalidação, só terão aproveitamento de ate 50%. Os outros 50% depois de avaliados terão de ser cursados nos seguintes moldes:

Junto ao curso regular de Teologia;

Turmas especiais;

Estudos dirigidos com supervisão.

.

  • Classificação:
  • 5 Estrelas
  • Inicio:
  • 1 Março 2020
  • Duração:
  • 4 Anos
  • Periodo:
  • Manhã-Tarde-Noite
  • Mensalidade (Kinaxixi):
  • 30 000,00 Kzs

Rua Reverendo Agostinho Pedro Neto, esquina com rua Nossa Senhora da Muxima, Bairro Kinaxixi, Luanda.

2020 © Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de Angola