blog-img

ESCOLA DA MISSÃO METODISTA REABRE AS PORTAS

admin | Eventos da Universidade

Cerca de 50 anos depois, a Escola da Missão Metodista, responsável pela formação de vários Nacionalistas angolanos está oficialmente reaberta desde o sábado, 07 de Agosto.

Funda em 1887 e encerrada pelo governo colonial em 1971, a reabertura Escola da Missão reafirma o compromisso da Igreja Metodista com a formação de liderança nacional angolana, com um ensino integrado, desde berçário ao ensino médio.

O acto de reabertura decorreu no interior da escola e contou com a presença de várias individualidades do aparelho governativo angolano, como o Vice-Presidente da República Bornito de Sousa Baltazar Diogo, do Secretário de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino, Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, da Governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, além de representantes de partidos políticos com assento na Assembleia Nacional, líderes de várias igrejas cristãs, bem como ex-alunos da Escola da Missão e de distintos convidados da sociedade civil angolana.

Na ocasião, o Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, em representação da Ministra da Educação reconheceu a exigência e a devoção que Igreja Metodista teve com a formação de líderes angolanos. Gildo Matias salientou ainda que “o projecto pedagógico que a Escola da Missão Metodista pretende prosseguir é de enorme qualidade.”

Para o director da Escola, reverendo Francisco da Gama, a reabertura da Escola da Missão vai proporcionar as crianças e os adolescentes “inovação de conhecimento, domínio científico e o desenvolvimento de uma atitude ética diante da vida. Assim, como treinar novos líderes para o contínuo desenvolvimento de Angola.”

A Escola da Missão está associada à rede International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities (IAMSCU), onde interagem mais de mil universidades e escolas Metodistas do mundo. Música, canto e instrumentos, boxe e capoeira, teatro, cinema, dança, escola de liderança e de negócios são algumas das novas valências a serem ministradas Escola.

Dos vários angolanos que estudaram na Escola da Missão Metodista, constam nomes dos nacionalistas António Agostinho Neto, Deolinda Rodrigues, Hoji Ya Henda, Abraão Gaspar Martins, Eva Chipenda, José Chipenda, Mateus Pereira, Neves Bendinha, Elísio de Figueiredo, entre outros.

EX-ALUNOS ENALTECEM A REABERTURA DA ESCOLA DA MISSÃO

A Escola da Missão Metodista foi a primeira que, em 1887, trouxe para a província de Luanda a modernidade com classes mistas de meninos e meninas, desportos e de aulas de laboratório. No acto de reabertura, ex-alunos da Escola da Missão manifestaram-se felizes e considerarão o momento histórico e de vitória para todos os angolanos. Ana Guilherme Inglês, de 90 anos de idade, antiga estudante da Escola, sublinha que "tudo estava morto e tive a oportunidade de reviver os momentos do meu do passado, com reabertura da Escola da Missão.” Ana Inglês encorajou ainda os impulsionadores do projecto a darem sequência na formação dos futuros líderes angolanos.

Quem também mostrou-se visivelmente emocionado é o senhor Domingos Sebastião Mujinga, natural do Piri, província do Bengo de 89 anos de idade que diz sentir-se agradecido e feliz pela recuperação e reabertura da Escola da Missão, 50 anos depois. Domingos Mujinga lembra-se com nostalgia do seu passado “recordo-me com saudades naquele tempo em que a nossa escola era de madeira, lembro-me ainda da minha antiga turma, um dos meus colegas foi ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos".

Outras Postagens