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ACTIVIDADE FÍSICA TEMPO DE COVID-19 EVITA O SEDENTARISMO

admin | Eventos da Universidade

O confinamento social provocado pela pandemia da Covid-19 tem levado muitas pessoas para uma vida sedentária.

Segundo o Professor Doutor Michel Aragón, Director do Curso de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade Metodista assegura que nesta fase, "toda actividade física pode ser útil desde que seja feita com o cuidado necessário."

A prática de exercícios físicos nesta fase de isolamento podem ajudar as pessoas a evitarem uma vida sedentária. O Professor Michel Aragón salienta que praticar exercícios que ajudam no desenvolvimento da resistência, da velocidade, do equilíbrio, da força, da flexibilidade e de coordenação motora, com duração de 25 ou 30 minutos por dia, de acordo com o nível de aptidão física de cada pessoa, podem ajudar a manter uma vida saudável nessa fase.

Entre os exercícios físicos recomendáveis nessa fase de confinamento, o professor sugere exercícios como abdominais, agachamentos, pranchas de solo, flexões de braços e bíceps com halteres, ou garrafas de água cheias; Corridas e saltos no lugar, dança, subir e descer escadas, exercícios com banco, flexões de braços para o triceps, pular a corda, polichinelos e elevações de pernas.

O professor e também Director do Curso de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade Metodista chama ainda atenção aos cuidados que devemos ter na prática dos exercícios físicos em casa, cuidados como a utilização de uma roupa adequada; não abusar das intensidades altas; cuidar da postura correcta para evitar lesões; hidratar sistemáticamente segundo as necessidades, durante a actividade física; respirar de forma correcta durante os exercícios; realizar um aquecimento adequado como preparação previa fundamental para cada programa de exercícios; garantir horas de sono suficientes.

Numa fase onde muitos são levados pela preguiça, o professor Michel Aragón sugere uma lista de "dicas" que podem ajudar a conseguirmos disposição necessária para praticamos os exercícios físicos em casa:

"- Acompanhar os exercícios físicos com uma música que você gostamos;

- Utilizar um espaço adequado dentro de casa;

- Selecionar o horário da preferência, quando estamos com o melhor humor, sem ignorar os horários mais recomendados;

-Fazer exercícios acompanhados da família;

- Variar os exercícios de treino e alternar diferentes tipos de treino e as intensidades."

Numa fase onde somos obrigados a ficar em casa, manter um regime de vida activa, alternando as tarefas intelectuais, manuais e físicas é fundamental para superamos o tédio do confinamento social.

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